As mudanças no corpo que ocorrem durante a gravidez têm impacto direto no período pós-parto. Muitas mulheres que já passaram por uma ou mais gestações se queixam de abdômen abaulado e flácido após esse período. Por que isso ocorre?
A flacidez na região da barriga ocorre porque há um afastamento dos músculos abdominais para dar espaço ao crescimento do bebê dentro do útero durante a gravidez. Após o parto, a pele que se distendeu não tem elasticidade suficiente para retrair, ficando flácida.
Já essa diástase abdominal, isto é, afastamento dos músculos abdominais, também pode causar o chamado abaulamento abdominal, deixando a parede abdominal frágil e incapaz de manter o tônus. Dessa forma a pressão intra-abdominal distende o abdômen pra frente.
Tem solução?
Na maioria dos casos, ambos os problemas são resolvidos com uma abdominoplastia associada à lipoaspiração.

● Abdominoplastia: Procedimento que vai promover o contorno corporal, acabando com a flacidez da região, além de ajudar na restauração dos músculos enfraquecidos ou separados, gerando como resultado um perfil abdominal mais suave e tonificado;

● Lipoaspiração: A lipo vai retirar o excesso de gordura na região abdominal, utilizando uma cânula que é introduzida por baixo da pele. A retirada dessa gordura em excesso acaba com a flacidez da região e modela o corpo, além de proporcionar diminuição do peso corporal.

Importante lembrar:
A cirurgia plástica pode ajudar a mulher a recuperar sua autoestima e a satisfação com o próprio corpo depois da gravidez, mas, é importante ressaltar que nenhum procedimento cirúrgico é aconselhável imediatamente após o parto.
É necessário dar um tempo para que seu organismo retorne ao normal (sem os hormônios da gestação e do período de amamentação) e para que você perca peso, isso pode levar de 6 a 12 meses.

Até o próximo artigo!
Abraços,
Dr. Eduardo Zucchi