A lipoenxertia glútea é um procedimento cirúrgico que utiliza a gordura do próprio corpo para enxertar e modelar os glúteos.

O procedimento:
A gordura é retirada de algum lugar do corpo da paciente onde ela se encontra em excesso, como barriga, costas ou coxas, por exemplo, e é enxertada no glúteo. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados.
Depois disso, a gordura recolhida é tratada e purificada para remover o sangue e outros restos celulares. Quando a gordura está pronta, ela é então enxertada na região dos glúteos usando agulhas finas, através da realização de microinjeções.

Para que serve:
A lipoenxertia de glúteo corrige imperfeições, sulcos e depressões, além de aumentar o volume e projeção glútea.

Pré-operatório:
Primeiramente são realizados exames que vão assegurar as condições de saúde da paciente, para evitar imprevistos e minimizar os riscos. Além disso, são considerados os hábitos da paciente e as doenças pré-existentes. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, há recomendação de prática de atividades físicas, alimentação saudável e proibição do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, para garantir que quaisquer riscos sejam reduzidos.

Anestesia e hospitalização:
Pode variar de anestesia local associada a uma leve sedação, ou a anestesia peridural associada a uma leve sedação. Geralmente, a hospitalização é de apenas algumas horas, até um máximo de 2 ou 3 dias.

Pós-operatório:
Durante a recuperação não pode haver compressão exagerada no local do enxerto, pois ele pode se deslocar para outras regiões caso isso aconteça.
Para evitar, há alguns cuidados básicos a serem seguidos:
● Manter repouso nas primeiras 24 horas;
● Evitar esforço físico nos primeiros 30 dias;
● Aplicar gelo na região lipoaspirada e na região enxertada;
● Não usar roupas apertadas.
Além disso, há outras recomendações importantes para uma boa recuperação:
● Ter uma alimentação saudável e beber bastante água;
● Evitar exposição excessiva ao sol;

● Evitar bebidas alcoólicas;
● Evitar fumar.

Até o próximo artigo!
Abraços,
Dr. Eduardo Zucchi