O mês de Novembro chegou, e com ele também chegou o momento da conscientização e combate ao câncer de próstata.

Você sabia que o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens do Brasil e do mundo? Para você ter uma ideia da seriedade, ele é o responsável por cerca de 28,6% das mortes por câncer na população masculina, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A próstata

É uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é atuar na produção do esperma.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Em geral, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Quando alguns sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já está em fase bastante avançada, o que dificulta a cura.

Na fase avançada, os sintomas podem incluir:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Existem fatores de risco?

Sim! Homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) têm maiores chances de desenvolver câncer de próstata ao longo da vida. Homens negros e/ou obesos também sofrem com maior incidência deste tipo de câncer.

Como prevenir?

A boa notícia é: quando detectado nas fases iniciais, o câncer de próstata pode ser tratado e as chances de cura são muito maiores.

Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de combater.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores devem consultar um médico urologista regularmente.

O Dr. Eduardo Zucchi e toda a sua equipe apoiam o Novembro Azul. Se você está passando por tratamento ou descobriu câncer de próstata recentemente, lembre-se: você não está sozinho!

Até o próximo artigo!
Abraços,