Com a chegada do verão, o cuidado com o corpo e a preocupação com a autoestima costumam vir à tona, e com isso há um grande aumento na procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Implante de silicone, lipoaspiração e gluteoplastia estão entre os procedimentos mais buscados nesse período. Porém, o verão requer cuidados redobrados quando o assunto é cirurgia plástica: altas temperaturas, possibilidade de aumento do inchaço, maior desconforto e a necessidade de repouso estão entre as maiores preocupações. 

Apesar desses e de outros fatores relacionados à estação mais quente do ano, é possível fazer cirurgia plástica no verão com resultados bem-sucedidos, desde que sejam tomados alguns cuidados adicionais em relação ao sol e ao calor.

Cuidados pós-operatórios no verão:

  • Não se exponha diretamente ao sol durante os primeiros meses após a cirurgia: as cicatrizes podem escurecer e as manchas roxas podem adquirir um aspecto de tatuagem com a ação do sol;
  • Use filtro solar com FPS 60 nas áreas operadas por, pelo menos, 90 dias, até que todos os hematomas desaparecerem;
  • Beba muita água! No pós-operatório, principalmente após cirurgias grandes como a lipoaspiração, a desidratação é um fator importante a ser prevenido;
  • Use coletes cirúrgicos para diminuir o inchaço excessivo. Eles devem ser feitos de tecidos antitranspirantes;
  • Sessões de drenagem linfática também ajudam a reduzir hematomas e aliviar o desconforto;
  • O uso da cinta é de extrema importância (quando o procedimento exigir). O uso deve ser contínuo nos primeiros 2 meses, para evitar inchaço excessivo e fibrose.

Contudo, mais do que facilidade e conforto, existe um fator de fundamental importância que deve ser considerado: dispor de tempo e logística adequados para o pós-operatório, pois uma recuperação mal feita influencia diretamente no resultado da cirurgia. 

Até o próximo artigo!

Abraços,

Dr. Eduardo Zucchi